segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Trabalhos Acadêmicos



Exemplos de que a Prevenção ao Uso de Drogas não está apenas na área social como também está sendo abordado na área acadêmica em trabalhos realizados em Universidades. Um exemplo é o trabalho da Mestranda Magali Sampaio de Castro no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade do Piauí .

Resumo

Diversos estudos já foram realizados sobre fatores de risco e de proteção com relação ao
uso de drogas na adolescência. O uso de drogas é crescente entre os jovens,conseqüentemente, estão dependentes destas substâncias com menor idade. Este artigo tem por objetivo discutir sobre prevenção do uso de drogas, relacionando adolescência, família e escola. Metodologicamente foi uma pesquisa bibliográfica. Alguns autores foram especialmente considerados: Áries (1981); Calligares (2000); Tanaka e Andrade (2002); Sudbrack (2006), Carlini-Cotrim (2000), Carlini (2001), Baus (2002). Foi possível constatar que: a escola é uma importante instituição social que faz mediação entre a pessoa e a sociedade. Contudo, percebeu-se há necessidade da construção de espaços de interação comunitária para que se sinta mais fortalecida em questões como o
envolvimento com drogas. Estas são temáticas que na contemporaneidade tem exigido da escola o seu reconhecimento, posicionamento e estratégias. Não se pode mais negar ou ocultar tal situação. Em vez de se lutar contra as drogas, se devem combater os fatores que estão permitindo sua oferta quase sem controle e sua demanda quase sem alternativas.

PALAVRAS-CHAVES: Drogas. Prevenção. Educação. Juventude. Adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário