terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Luz, Câmera ... AÇÂO

Pensando por meio do cinema

A discussão a respeito de "drogas" pode por muito, se tornar um assunto pesado e até mesmo desinteressante, principalmente aos olhos dos jovens. Porém, uma maneira de levantar o discurso e trabalhar o assunto "Prevenção do uso de drogas" de forma leve, sem perder à seriedade e importância do mesmo, se encontra na sétima arte.
O cinema como ferramenta pedagógica pode apresentar novas perspectivas e fomentar à discussão, ampliando à percepção do que são as drogas. 
Sem parecer piegas; traze-la cada vez mais ao cotidiano - nas suas mais diversas formas - torná-la presente, informar e desmitificar é a chave para à prevenção.

DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE (The Basketball Diaries, 1995)
Adaptação do livro de Jim Carrol, onde conta sua adolescência problemática. Leonardo DiCaprio está no papel de Jim, um garoto que joga basquete no time da escola, arruma bagunça nas ruas com os amigos e tem suas primeiras experiências com drogas. Ele se vicia e aos poucos seu mundo vai desabando: desmaia durante um jogo, rouba, é expulso de casa pela mãe, se prostitui. Só lhe resta sua poesia, até que um ex-viciado (Ernie Hudson) o ajuda a se recuperar e retomar sua vida. 


  




TRAINSPOTTING (1996)
Baseado no famoso livro homônimo de Irvine Welsh sobre um grupo de escoceses viciados em drogas. Renton, Spud, Sick Boy, Tommy e Begbie: são cinco os garotões que vivem num bairro classe média da cidade de Edimburgo, mergulhados nas drogas para fugir do cotidiano medíocre. O protagonista é Renton (Ewan McGregor), que tenta se livrar da heroína, mas acaba voltando às drogas por causa dos companheiros. Sem moralismo e falsas mensagens, o filme acompanha a rotina alucinante dos garotos e traça um retrato da geração desesperançada dos anos 90.


RÉQUIEM PARA UM SONHO (Requiem for a Dream, 2000)
Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, é viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que é transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada no mundo das drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário