terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A Escola na Prevenção e Promoção de Qualidade de Vida Sem Drogas - Final

Conclusão

Pode-se perceber a importância da criação e fortalecimento de grupos e laços no trabalho para prevenção do uso de drogas entre adolescentes. 

Como forma de buscar evitar o uso, no entanto costuma-se fazer uso de repressão e terror. 

Na maioria das vezes a abordagem realizada sob esse aspecto não é bem sucedida e tem ainda como efeito colateral o aumento no tráfico de drogas (CAVALCANTE, 1997)

É papel do psicólogo escolar/educacional junto ao corpo discente da escola a elaboraçãodesenvolvimento e acompanhamento de projetos de prevenção ao uso de drogas. Deve ainda trabalhar junto a projetos que visem a construção de uma identidade pessoal (auto-estima, socialização, disciplina, organização) e participação social (conscientização de papéis sociais e cidadania responsável) (CASSINS, 2007).

O trabalho deve ser realizado junto ao jovem buscando valorizar as nuances de seu comportamento e propiciar um ambiente favorável para que elabore os possíveis fatores relativos ao seu contexto social ou sua subjetividade que possam vir a influir na procura pelo uso de entorpecentes. Os grupos que geralmente servem como meio de iniciação do uso de drogas  podem vir a ser revertidos favoravelmente e servirem como fator de segurança contra o uso de drogas.

A informação acrescida da rede de segurança que a escola pode vir a proporcionar serve como prevenção primária e ultrapassa os muros da instituição e da simples educação. Esses elementos passam a ser essenciais na formação de sujeitos conscientes e ativos positivamente dentro da sociedade.

Fonte:http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/drogas-e-socializacao-o-papel-da-escola-na-prevencao-e-promocao-de-qualidade-de-vida-sem-drogas#ixzz2KWfwwKrq

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