O uso de drogas se configura como uma problemática atual que vem crescendo a cada dia, e o que se percebe muitas vezes é o despreparo das pessoas para enfrentar essa situação. Uma abordagem dessa problemática no contexto escolar se faz necessário, pois possibilita identificar práticas preventivas que sejam bem sucedidas e sua possível divulgação.
Nesse sentido, é necessário que as instituições de ensino adotem uma postura de enfrentamento conjuntamente com os demais setores sociais esclarecendo e prevenindo os jovens dos perigos de consumir tais substâncias. Segundo Abramovay e Castro (2005), a escola é o local propício para ajudar na prevenção das drogas, no sentido em que reúne várias qualificações que colaboram para a difusão de tal perspectiva na comunidade e na sociedade.
Nesse contexto, verifica-se que muitos são os problemas enfrentados pelos usuários de drogas, assim como, pela família e demais setores sociais que acabam arcando com essas consequências. Por conseguinte, é relevante considerar que as drogas é um problema de todos, pois de alguma forma ela acaba interferindo na vida de muitos. A decisão por fazer uso de drogas culmina no financiamento ao tráfico de drogas, que traz como consequências: o aliciamento de menores, a marginalização, a violência, o dispêndio do dinheiro público, a opressão, baixo rendimento escolar, dentre outros. Sendo assim, todo o entorno de um usuário acaba arcando financeiramente com o seu vício, um investimento financeiro muito alto que poderia estar sendo aplicado em outras áreas de ampla abrangência social como: a educação e saúde.
Referência: ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia, (2005). Drogas nas escolas: versão resumida. Brasília: UNESCO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário